O desafio no abastecimento de água de cidades do interior do Nordeste será pauta da reunião, nesta quinta-feira (03), entre deputados estaduais do RN, PB, PE e CE.
O encontro ocorre na sede do Poder Legislativo da PB, em João Pessoa, segundo informação da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa potiguar.
Em pauta, o andamento das ações e projetos em comum de recursos hídricos dos estados nordestinos, como a obras da transposição do Rio São Francisco, que teve a primeira etapa inaugurada no dia 21 de agosto, em Cabrobó (PE).
O encontro em João Pessoa é organizado pelos representantes estaduais da Frente Parlamentar da Água, liderada no RN pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD).
Os parlamentares discutirão sobre as necessidades de obras e abastecimento para os potiguares.
Esse é o terceiro encontro entre os parlamentares do Nordeste para debater a questão de abastecimento de água e combate à seca.
Em julho, os deputados paraibanos e potiguares assinaram um documento que detalhava ações, como a construção de um canal de 6,5 km que liga a barragem de Caiçara a Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, que ficou de fora do projeto original da transposição, e sem o qual as águas não chegariam à cidade, nem a outras localidades do RN.
O documento foi entregue à presidente Dilma Rousseff (PT) por uma comitiva de parlamentares do RN, durante a viagem dela a Cabrobó, na inauguração da primeira etapa, e a obra foi autorizada pelo Palácio do Planalto.
O trecho autorizado vai viabilizar a chegada das águas da PB ao RN.
Além desses pleitos referentes à transposição, a ALRN também tem cobrado o governo federal sobre outras obras voltadas ao abastecimento de água que dependem de recursos federais no estado.
O presidente do Poder Legislativo, Ezequiel Ferreira (PMDB), teve encontro com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, e solicitou o andamento de obras como a Barragem de Oiticica, a adutora Acari-Currais Novos e o programa Água Para Todos.
Também compõem a comitiva potiguar da Frente Parlamentar da Água do RN os deputados George Soares (PR), Gustavo Fernandes (PMDB) e Dison Lisboa (PSD).